domingo, 28 de novembro de 2010

Sugestão - Haverá Impérios infalíveis?

Quem diria à altura que o poderoso Império Romano iria um dia desmoronar-se como um verdadeiro castelo de cartas......?
É preciso ter a percepção de que o Império Romano era um vasto império alicerçado numa sociedade extremamente organizada mas cheia de complexos sociais que fazia dela uma sociedade bastante estruturada e sectária.
Nas grandes cidades a maneira esplendorosa em que se vivia durante o seu apogeu, torna-a uma sociedade bastante interessante apesar das estratificações sociais e do xenofobismo que era prática daquela época não só em Roma como também noutras partes do mundo. Era uma época de conquistas do ganhar e perder e do voltar a ganhar e tentar não voltar a perder.
Interroga-nos como foi possível um império desta envergadura tombar desta forma e tentar compreender o que terá levado ao seu colapso.
Um relato histórico em jeito épico onde se pode ver as várias fases do seu declínio e aprender com os erros para que no século xxi outros "impérios" não tenham o mesmo fim.
Foi em 476 D.C. sendo seu Imperador Rómulo Augusto.

1 comentário:

HELENA DE BRITO disse...

Imagine-se o Império Romano nascido em 27A.C., que por sua vez veio substituir a Républica Romana que já existia desde 500 A.C., acaba por desaparecer nos anos de 1400 D.C. no Oriente, conquistada pelos Turcos.
Todos estes séculos de existência da Civilização Romana, não desapareceram totalmente uma vez que deixaram inúmeros vestígios, hábitos e cultura, que caracterizam hoje a Civilização Ocidental.
Parece ser evidente, em consequência de graves erros cometidos pela políctica actual Ocidental, que vamos assistir muito em breve á queda desta era, surgindo uma outra, completamente diferente vinda do Oriente.
A Ponte a que mudaram o nome para a Ponte 25 de Abril, provavelmente passará a chamar-se Xiong Yang ou outro do género....