sexta-feira, 13 de maio de 2011

O CDS-PP não pára! - Nuno Magalhães em visita a Centro Social

Igreja_Nova_3
Nuno Magalhães esteve no final desta semana na Paróquia da Costa da Caparica, visitando mais uma instituição de cariz social e sem fim lucrativo, onde o lucro da mesma é calculado apenas na ajuda e nos sorrisos que com esforço, dedicação e empenhamento vai arrancando da boca de que mais precisa e se vê aflito.
Chegam assiduamente e cada vez mais, famílias à procura de apoio pois, a situação económica do país leva ao desespero de procurar nestas instituições um porto de abrigo à sua nova condição social.
O mesmo centro funciona há 22 anos e tem como valências a creche e pré-escolar e funciona e dá também, apoio aos mais idosos e mais carenciados desde toxicodependentes a portadores do HIV.
Tem ainda a vertente de apoio domiciliário a cerca de mais 40 idosos das freguesias da Charneca Monte e Costa da Caparica.
Note-se, que a maior preocupação neste momento, são as famílias que entraram em ruptura económica tendo como causa principal o desemprego que assola quer o concelho quer o país, e que atira para os níveis de endividamento e desespero pessoas de classe média que viveram até hoje uma vida desafogada e tranquila. A prestação da casa e a dificuldade em pagar a mesma torna a situação dramática levando a que só em 2011 cerca de 190 famílias já tenham pedido ajuda ao centro.
Tentando colmatar e minimizar o impacto negativo das famílias, é de louvar o programa em parceria com o projecto europeu do banco de emprego, que promove a inserção no mercado de trabalho de quem mais precisa.
Relativamente às dificuldades depara-se, com uma lei, que deveria ter-se adaptado ao agrupamento das equipas de terreno conhecedoras e que lidam dia-a-dia com os problemas ao invés, de cortar nos subsídios
A Concelhia do CDS-PP de Almada, apela a todos os munícipes que dentro das suas possibilidades possam ajudar e contribuir em artigos de higiene, alimentos, brinquedos e artigos escolares, roupas entregando nestes centros sociais para que minimizemos os impactos negativos de quem de um momento para o outro se vê no drama do desemprego e no limiar da pobreza.
Da visita fizeram parte os candidatos Mariana Ribeiro Ferreira, portadora de uma vasta experiência nesta matéria social e António Pedro Maco deputado municipal em Almada pelo CDS-PP e presidente da concelhia local.
foram ainda acompanhados por membros da direcção da CPC de Almada e da Juventude Popular.

Sábado as visitas prosseguem, desta feita, no contacto com a população na Quinta do Conde, sendo que à tarde o candidato António Pedro Maco participará num debate sobre as pescas na Costa da Caparica.

Ainda amanha, será apresentado na sede nacional do CDS-PP em Lisboa, o programa de governo definitivo do partido.

Sem comentários: